terça-feira, 22 de novembro de 2011

Palestrante Carlos Alberto fala da trajetória de vida e sua carreira profissional

Carlos Alberto palestrante na Unemat
Carlos Alberto Barros,  que estudou no antigo Ginásio Padre Carletti, em Alto Araguaia, onde hoje é o prédio da Unemat, falou para acadêmicos, professores e cidadãos araguaienses e santaritense sobre sua trajetória de vida, sua carreira profissional e seu aprendizado.

“É um sentimento muito forte estar revendo lugares da minha infância. Quando vejo estes acadêmicos aqui para me ouvir, me emociono”. É com estas palavras, e abordando dados históricos providos de sua memória exata, que o empresário Carlos Alberto Barros de Castro define seu retorno a Alto Araguaia .
 A proposta de palestra foi feita pelas acadêmicas do curso de Comunicação Social Madalena Cardoso e Tatiana Cristina. Madalena afirma que a idéia era trazer uma motivação para a universidade. “O Carlos tem uma história de vida excepcional e uma carreira de sucesso. Assim pretendemos trazer este exemplo de profissional para Alto Araguaia visando motivar as pessoas”, afirma à acadêmica.
Carlos Alberto Barros de Castro é filho de um velho conhecido dos moradores de Santa Rita do Araguaia, o médico João Araújo Castro.  Formado em engenharia e pós graduado em administração. É um dos criadores da POLITEC, que hoje possui mais de 5.000 funcionários.
Na palestra desta sexta, Carlos e sua prima, Sônia Maria Barros Galvão, falaram um pouco sobre suas experiências profissionais e de vida e lançaram o livro “Fragmento da memória de uma família” que fala um pouco sobre sua trajetória, e a história da família Barros.

Fonte:  UNEMAT
fOTO: Najla Santos

Presidente russo defende leis para punir extremismo na internet

Imagem Ilustrativa
Dmitri Medvedev, o presidente russo, defendeu a elaboração de novas leis para punir usuários que estimulam o extremismo na internet.

O presidente informou, no entanto, que não se trata de perseguir as pessoas que expressam sua opinião livremente, mas as que incitam outros usuários a cometerem atos violentos e acrescentou que "é preciso acionar a polícia e enfrentar esses indivíduos que violam os fundamentos do consenso social".

"É necessário elaborar critérios fixos que permitam aos serviços jurídicos e às forças de segurança determinar quando um usuário ultrapassa os limites e o mesmo deve ser julgado por isso", defendeu Medvedev em entrevista à Agência "Interfax".

As declarações de Medvedev, que era considerado o porta-voz da liberdade de expressão na internet, foram dadas pouco depois de o líder russo ter retirado sua página da rede social russa "vkontakte" em apenas 24 horas após a criação de uma onda de críticas à sua gestão.

Medvedev, que recebeu a confiança da imprensa russa e de diversos blogueiros, que o viam como alternativa ao seu antecessor Vladimir Putin, decepcionou seus admiradores ao anunciar que não concorreria à reeleição, em favor de Putin.

"A Rede Social" - O Filme

Cena do filme "A Rede Social"


O filme “A rede social” dirigido por David Fincher, conta a história de Mark Zuckerberg um  jovem com muitas ideias, e vontade de fazer algo diferente que então cria o  Facebook. O filme mostra o lado nerd de Mark, o seu egoísmo que faz com que ele parece mais um computador em forma de gente.

Mark era estudante, e após perder sua namorada cria um site para medir a beleza das mulheres com fotos rakeadas da universidade. Com o sucesso obtido do dia para noite Zuckerberg passa a trabalhar como programador para dois irmãos gêmeos no site “Havard Connection”.

Mark conta para o amigo Eduardo (dono do dinheiro investido no site) e resolvem criar uma rede social chamada “O Facebook”. Com o sucesso do “Facebook” o filme mostra Mark Zuckerberg respondendo a processos por parte dos irmãos gêmeos que o acussavam de roubar a  ideia, que era criar um site de relacionamento.

 O seu amigo  Eduardo que financiou o as ideias de Zuckerberg desde o início, foi demitido do facebook depois que Mark conhece outra pessoa com outras ideias de empreendimento para o  facebook.

O filme passa por entre contar como aconteceu ao mesmo tempo em que, mostra todos os componentes do Facebook, no tribunal.  Um filme brilhante, rápido que deixa para o telespectador, tomar suas próprias conclusões a respeito de Mark ter ou não ter roubado a ideia dos irmão gêmeos Cameron e Tyler.

Os irmãos fizeram um acordo de 165 milhões de dólares e assinaram acordo de confidencialidade. Já Eduardo fez um acordo não revelado e também teve  seu nome recolocado no Facebook como coo-fundador.

O filme acaba com Mark olhando para o perfil do seu facebook, pensando se convida ou não convida sua ex- namorada para o site de relacionamento.

domingo, 20 de novembro de 2011

UNEMAT realiza Eleições Para Diretor Administrativo

Nesse dia 21 de novembro, acontecerá na UNEMAT por meio da Comissão Eleitoral,  a eleição para diretor (a) administrativo. O cargo é novo na instituição, e o diretor administrativo deverá adotar medidas essenciais na Unidade Regional da universidade. Além de ter como responsabilidade zelar pelo patrimônio, RH e serviços essenciais para o bom funcionamento do campus. 

Candidata: Iolanda Borges
Iolanda Borges, candidata para o cargo de diretora administrativa, é funcionaria da instituição desde 2005 “Por conhecer os acadêmicos, professores e funcionário, pretendo exercer essa função com competência e paixão, afim de concretizar minhas metas, lutando pela UNEMAT que acredito"

Candidato: Marcelo Berigo
Marcelo Berigo, funcionário efetivo da instituição a cinco anos, concorre à vaga de diretor Administrativo.“Quero estruturar o Campus da UNEMAT, proporcionando a melhoria no acesso igualitário, através de ações que atenda os usuários do campus”. Disse Berigo.

Os acadêmicos, professores e funcionários que queiram votar, devem se apresentar a partir das 08:30, com documento de identidade. O voto é paritário, direto, livre e secreto.


Ouça a entrevista completa com a candidata Iolanda Borges.
Ouça a entrevista completa com o candidato Marcelo Berigo.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

ACONTECERÁ NA UNEMAT ALTO ARAGUAIA A 13º SEMANA DE LETRAS




Cartaz da 13º semana de Letras
O Departamento de Letras da Universidade do Estado de Mato grosso (UNEMAT) realizará, nos dias 21 a 24 de Novembro, a 13º semana de Letras, com o tema “Saber com Sabor”.  O evento contará como representantes de todos os campi da instituição.

Serão quatro dias de programação, em que o curso de Letras comemoram  13º semana de Letras e consecutivamente  seus  20 anos de UNEMAT. A acadêmica Adila Cristina de Araújo, do 5º semestre de letras disse a importância desse evento “Esse evento trás uma mistura  em todas as área da licenciatura em Letras, espero que os acadêmicos e a comunidade participem. E que realmente aproveitem essa oportunidade” 

Segundo o coordenador da 13º Semana de Letras, professor Dr. Isaac Ramos, as manhãs e tardes terão atrativos destinados para a comunidade externa, tanto para Alto Araguaia como para Santa Rita – GO.   “Nosso objetivo é atingir os professores e alunos da rede pública, tanto quando a comunidade acadêmica” 

acadêmico de Jornalismo
O acadêmico, Guilherme Lustig de Comunicação Social – Jornalismo participará dessa conferência, pois para ele os cursos devem se interagir a fim de dar um apoio cultural para a UNEMAT “além de ser interessante, por causa do cinema e das palestras de espanhol, eu como jornalista gosto de participar  interagindo com outros cursos.” 

Dentre as programações agendadas para esse evento, a noite contará com conferências e mesas redondas que serão ministradas pelos professores do curso de Letras da UNEMAT. Os interessados deveram fazer suas inscrições no Departamento de Letras, até o dia 21 de Novembro, com taxa de R$ 10,00 por pessoa.


Ouça a entrevista completa com a acadêmica Ádila Cristina - Letras.
Ouça a entrevista completa com o acadêmico Guilherme Lustig - Comunicação Social.

sábado, 5 de novembro de 2011

Zézé Di Camargo e Luciano em Ritmo de É o Amor...

Zézé e Luciano retorna com  mais amor

A dupla Zezé Di Camargo e Luciano se apresentaram novamente em Rio de Janeiro na noite desta sexta-feira na Zona Oeste da cidade, trocando beijos, e carinho diante de milhões de fãs que esperava essa reconciliação. Logo após a apresentação no Citibank Hall, os dois pararam por alguns minutos para atender a imprensa no início da madrugada.

Durante sua conversa com os jornalistas, Luciano revelou um detalhe sobre sua internação na Unidade Intensiva do Hospital Santa Cruz, em Curitiba, na última quinta-feira. "Se demorasse mais cinco minutos eu poderia ter chegado ao hospital morto", disse à imprensa.

Além de fazer tal revelação, o cantor sertanejo afirmou que o anúncio que fez sobre a separação da dupla foi um equivoco:  "Quando eu falei aquela besteira no palco, de que iríamos nos separar, eu já sabia que ficaríamos bem no outro dia", completou.

Por terem passado pela "crise familiar", Zezé disse que a apresentação teve um gosto diferente. "Foi um momento muito especial. Fomos muito bem recebidos pelo povo aqui do Rio de Janeiro. O show também foi maior do que de costume. Cantamos por mais de duas horas, não queríamos sair do palco. Estávamos curtindo, em transe", disse o irmão.

Foto:   Sidnei Rezende

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Infestação de insetos atrapalha as aulas na UNEMAT

Infestação de insetos é incomodo na Universidade


Assim que os períodos de chuva iniciam na região, os insetos tornam-se personagens indesejáveis no convívio social, uma vez que, em grande quantidade se aglomeram e incomodam a maioria das pessoas. Este ano, em Alto Araguaia, é a vez dos besouros interferirem de modo significativo nas residências, comércios e, até mesmo na Universidade.

Ao anoitecer os besouros saem de seus esconderijos e, por causa disto é que os alunos da UNEMAT sentem dificuldade em conviver com os insetos que voam e assustam a muitos alunos durante as aulas. "Tudo que é excessivo nos distraí. O fato destes besouros serem muitos é assustador e, com certeza atrapalham a dinâmica em sala de aula", explica a professora universitária Shirlene Rohr de Souza.

Shirlene Rohr de Souza

O medo na universidade passou a se tornar constante a partir do momento em que vários alunos e professores apresentaram queimaduras causadas por insetos pertencentes à família Coleoptera que, como forma de defesa libera um líquido ácido. "Para se locomover nos corredores está ficando difícil. Eu sou alérgica a picadas de inseto, já faz uma semana que fui atingida por um besouro e ainda estou com ferimento no braço", revela a acadêmica Sâmela Patrícia - 4ºsemestre de Comunicação Social.

 
João Paulo, farmacêutico e também acadêmico do 1ºsemestre de Letras, diz que há vários incidentes na cidade que envolve queimaduras de insetos e, até mesmo a entrada de besouros nos ouvidos de pacientes: "A situação tanto em crianças quanto em adultos é grave, pois se um besouro entrar no ouvido de uma pessoa pode ferir a membrana e, causar problemas no sistema auditivo". Com relação às queimaduras João Paulo aconselha: "Se acaso isto acontecer, o quanto antes, deve-se procura um hospital e seguir as orientações médicas para evitar agravantes".

Ouça aqui na íntegra a entrevista com Shirlene Rohr, professora universitária.
Ouça aqui na íntegra a entrevista com Sâmela Patrícia, acadêmica de Jornalismo.
Ouça aqui na íntegra a entrevista com João Paulo, farmacêutico e acadêmico de Letras.


Turma do 5ºsemestre Comunicação Social/Jornalismo:
Cleidimar Martins
Elângela Valentim
Fabiana Pinheiro
Najla Santos
Rosana Dias
Sidney Mendes

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Preparação para o V Festival Universitário de Músicas Inéditas

O campus de Alto Araguaia (UNEMAT) realizará o V Festival Universitário de Músicas Inéditas no dia 28 de outubro. As inscrições estão abertas até o dia 25 e poderão ser realizadas no projeto Artes Dramáticas, na própria UNEMAT. Para participar os acadêmicos devem estar regularmente matriculados.

Casirmiro Rios Garcia

O acadêmico Casimiro Rios Garcia, um dos organizadores do evento, diz que o Festival de Música é uma proposta da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC): “O tema principal é ‘Musicalidade Agitando a Galera’ e, promoverá diversidade cultural e artística pelos participantes através da música”.

Além dos acadêmicos, professores e funcionários também poderão se inscrever como interpretes, sendo que a letra da música poderá ser composta por pessoas que não tenham nenhum vínculo com a instituição, pois, esse projeto visa promover a integração e o intercambio entre toda a comunidade acadêmica e a sociedade.

Aline Pereira Martins


Aline Pereira Martins, acadêmica do curso de Jornalismo revela a importância de estar participando desse evento: "É muito bom participar de um evento como este, pois, os participantes poderão mostrar seus talentos e ainda levar o nome da intituição para Sinop, onde será a próxima etapa do consurso".



 

 

Confira aqui a entrevista completa com Casimiro Rios Garcia
Confira aqui a entrevista completa com Aline Pereira Martins


Cleidimar Martins
Elangela Valentim

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Coleta Seletiva


Coleta Seletiva

Desde 2009 a UNEMAT, campus de Alto Araguaia, possui lixeiras recicláveis em dois dos principais pontos da instituição - próximo à cantina e ao DAA. Contudo o agente universitário do campus, João Cleiton Oliveira, disse que não há disponível uma coleta seletiva pois, o município de Alto Araguaia MT e também de Santa Rita do Araguaia GO, não possuem planejamento, equipamentos e mão-de-obra para o trabalho.

Os acadêmicos do campus demonstram indignação pela falta de estrutura no que diz respeito a falta de comprometimento e irresponsabilidade com as ações que buscam preservar o meio ambiente: "É importante reciclar, todos nós deveríamos ter este hábito. Mas, realmente eu acho um absurdo separar de acordo com a indicação de cada lixeira e, depois descobrir que todo o meu esforço é desperdiçado, sendo que o lixo será misturado sem ser, ao menos, reaproveitado", diz a acadêmica Enilda Machado do 4º semestre de Letras.

Apesar do lixo ser devidamente separado no campus, o acadêmico Sérgio Cabral do 2º semestre de Computação revela seu descontentamento com relação ao processo de conscientização na comunidade: "Talvez valorizaríamos mais a coleta seletiva se o trabalho de conscientização desenvolvesse um caráter amplo e social, porque atualmente em Alto Araguaia é difícil encontrar projetos que reciclem o lixo".

Najla Daniele Santos
Cleidimar Martins Pereira

Fiscalização Eletrônica: vai ou racha?

Aproximadamente há dois meses, foi instalado em Alto Araguaia - MT, o chamado radar eletrônico com o intuito de evitar acidentes na BR 364, esta que também á a avenida principal da cidade. Entretanto, o que seria em benefício à população está trazendo grande polêmica devido ao seu mal funcionamento e eficácia dos aparelhos.

O vereador Gustavo Melo (PP), declarou em entrevista ser contra a implantação dos radares e afirma: "Prefiro o bom e velho quebra-molas". Disse ainda que o responsável pela instalação e manutenção dos aparelhos é o DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura e Transportes).

Guilherme Lustig, estudante de Jornalismo, que passa aproximadamente seis vezes por dia pela avenida principal, achou vantajosa a implantação desse sistema: "Gostei, principalmente pela redução da quantidade de quebra-molas".

Contudo, apesar de concordar com a iniciativa da proposta dos radares, o professor universitário Thiago Cury ressalta: "O ideal seria que os radares tivessem sempre em funcionamente, pois, a cidade necessita de um controle no fluxo de veículos".


Cleidimar Martins
Larissa Forgerini
Najla Santos
Rosana Dias

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Bombeiros encontram corpo de adolescente desaparecido no mar

O corpo do jovem foi localizado na Praia de Aleluia, também na região metropolitana. Policiais militares, bombeiros e funcionários da Prefeitura de Lauro de Freitas acompanharam a remoção do corpo, que foi levado por técnicos do Instituto Médico Legal Nina Rodrigues poucos minutos depois.
De acordo com informações da Superintendência de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Stelecom), as buscas pelo corpo do garoto foram retomadas por volta das 8h30 desta segunda por mergulhadores do Grupamento Marítimo da Polícia Militar
Narciso estava no mar acompanhado de outras três pessoas, por volta das 11h de domingo, quando desapareceu. As outras três pessoas foram resgatadas por salva-vidas do local, mas o adolescente não foi encontrado.
As buscas começaram ao meio-dia de domingo com o trabalho de mergulhadores, que fizeram uma varredura num raio de 1 km de onde o grupo nadava. Eles mergulharam por três horas, mas precisaram sair porque o mar estava bastante agitado.
Narciso Lima do Nascimento era natural de Serrinha, a 173 km de Salvador, mas morava no bairro da Cidade Nova, na capital.
 

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Laudo do bonde que se acidentou em Santa Teresa mostra 23 falhas


Segundo os peritos, ele tombou por falha no sistema de freios. Laudo evidencia falta de manutenção preventiva; seis pessoas morreram

 

Foto: Site da Veja
Peritos encontraram 23 falhas no bonde que sofreu um acidente em Santa Teresa, no Centro do Rio de janeiro, em 27 de agosto. Na tragédia, seis pessoas morreram e 56 ficaram feridas.

O bonde número 10 não tinha condições de segurança para funcionar. De acordo com o ICCE, ele tombou por falha no sistema de freios, causado por falta de manutenção adequada. Os peritos analisaram o local do acidente e encontraram peças do eixo do Bonde que foram fabricadas artesanalmente. Havia ainda arames substituindo parafusos e até uma estopa usada como tampa da caixa de lubrificação.

De acordo com os peritos do ICCE, o freio mecânico de estacionamento, espécie de freio complementar que pode ser usado em emergências, foi acionado, mas não funcionou, o que indica que o motorneiro tentou frear.

No dia seguinte ao acidente o secretario de Transportes Julio Lopes chegou a insinuar que o acidente tivesse sido causado por falha do condutor do bonde.

Além de toda a precariedade outro fator influenciou o aumento da tragédia. No momento do acidente o Bonde de Santa Teresa estava superlotado. Transportava 62 pessoas, 50% a mais que a sua capacidade normal.



 

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Prefeitura de Santa Rita do Araguaia realiza pesquisa habitacional

O Governo Municipal de Santa Rita do Araguaia realizou um  recenseamento habitacional. Através do (PLHIS), nos dias 06/09 a 12/09 com a intenção de medir o déficit habitacional do municipio. "Essa pesquisa é muito importante para a população, pois através dela poderemos realizar projetos de habitação com o apoio do governo", afirmou a coordenadora da pesquisa, Mariluce Cavalcante.

Mariluce reuniu 15 acadêmicos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) para realizar a pesquisa. Para ela os universitários não tem nenhuma ligação com a política local, e o trabalho por ela desenvolvido terá um viés social.

O senso foi realizado com intuito de saber quantas famílias vivem sem moradia para que o governo do Estado libere verbas para providenciar moradia digna para cada familia desamparada.

"Essa pesquisa foi feita em todas as casas do municipio, estendendo à zona rurais como agrovila, assentamento quilambolas e 2 saltos", ressaltou a acadêmica Brenda Araujo, que participou da pesquisa como entrevistadora.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Eleições Para o DCE

Nesta quarta feira (22/06) acontecerá na Unemat campus de Alto Araguaia, as eleições para presidência do DCE, Suelem de Alencar e Silva Aluna do 2º semestre de Comunicação Social,  é Candidata de chapa unica para o cargo.

 A partir do slogan denominado "renovação", Suelen busca manter o que foi apresentado na gestão anterior  complementa: "Eu acredito na Unemat, e por meio de dialagos e trabalho em equipe espero alcançar todas as metas contidas no plano de trabalho"

 Após um ano na presidência do DCE, João José Alencar esclarece a importância deste movimento estudantil para os acadêmicos, cuja a intenção é interagir o aluno com as atividades desenvolvidas no campos.
" Apesar de não ter feito tudo o que estava planejado nossa equipe fez um bom trabalho. Creio que o próximo representante encontrará facilidade no que diz respeito à estrutura e organização do DCE pois, conquistamos a casa do estudante e também ampliamos a divulgação do vestibular na região."

Tendo criatividade e insistência como foco principal para um bom mandato, Suelem diz não ter vergonha de buscar realizações de novas ideias:
" A Unemat esta carente de laser e cultura implantada nas atividades do Campus. Assim como esta em nosso planejamento a organização de festas, temos também o intuito de realizar projetos acadêmicos em prol da melhor qualificação profissional."