Segundo os peritos, ele tombou por falha no sistema de freios. Laudo evidencia falta de manutenção preventiva; seis pessoas morreram
Foto: Site da Veja |
Peritos encontraram 23 falhas no bonde que sofreu um acidente em Santa Teresa , no Centro do Rio de janeiro, em 27 de agosto. Na tragédia, seis pessoas morreram e 56 ficaram feridas.
O bonde número 10 não tinha condições de segurança para funcionar. De acordo com o ICCE, ele tombou por falha no sistema de freios, causado por falta de manutenção adequada. Os peritos analisaram o local do acidente e encontraram peças do eixo do Bonde que foram fabricadas artesanalmente. Havia ainda arames substituindo parafusos e até uma estopa usada como tampa da caixa de lubrificação.
De acordo com os peritos do ICCE, o freio mecânico de estacionamento, espécie de freio complementar que pode ser usado em emergências, foi acionado, mas não funcionou, o que indica que o motorneiro tentou frear.
No dia seguinte ao acidente o secretario de Transportes Julio Lopes chegou a insinuar que o acidente tivesse sido causado por falha do condutor do bonde.
Além de toda a precariedade outro fator influenciou o aumento da tragédia. No momento do acidente o Bonde de Santa Teresa estava superlotado. Transportava 62 pessoas, 50% a mais que a sua capacidade normal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário