sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Preparação para o V Festival Universitário de Músicas Inéditas

O campus de Alto Araguaia (UNEMAT) realizará o V Festival Universitário de Músicas Inéditas no dia 28 de outubro. As inscrições estão abertas até o dia 25 e poderão ser realizadas no projeto Artes Dramáticas, na própria UNEMAT. Para participar os acadêmicos devem estar regularmente matriculados.

Casirmiro Rios Garcia

O acadêmico Casimiro Rios Garcia, um dos organizadores do evento, diz que o Festival de Música é uma proposta da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC): “O tema principal é ‘Musicalidade Agitando a Galera’ e, promoverá diversidade cultural e artística pelos participantes através da música”.

Além dos acadêmicos, professores e funcionários também poderão se inscrever como interpretes, sendo que a letra da música poderá ser composta por pessoas que não tenham nenhum vínculo com a instituição, pois, esse projeto visa promover a integração e o intercambio entre toda a comunidade acadêmica e a sociedade.

Aline Pereira Martins


Aline Pereira Martins, acadêmica do curso de Jornalismo revela a importância de estar participando desse evento: "É muito bom participar de um evento como este, pois, os participantes poderão mostrar seus talentos e ainda levar o nome da intituição para Sinop, onde será a próxima etapa do consurso".



 

 

Confira aqui a entrevista completa com Casimiro Rios Garcia
Confira aqui a entrevista completa com Aline Pereira Martins


Cleidimar Martins
Elangela Valentim

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Coleta Seletiva


Coleta Seletiva

Desde 2009 a UNEMAT, campus de Alto Araguaia, possui lixeiras recicláveis em dois dos principais pontos da instituição - próximo à cantina e ao DAA. Contudo o agente universitário do campus, João Cleiton Oliveira, disse que não há disponível uma coleta seletiva pois, o município de Alto Araguaia MT e também de Santa Rita do Araguaia GO, não possuem planejamento, equipamentos e mão-de-obra para o trabalho.

Os acadêmicos do campus demonstram indignação pela falta de estrutura no que diz respeito a falta de comprometimento e irresponsabilidade com as ações que buscam preservar o meio ambiente: "É importante reciclar, todos nós deveríamos ter este hábito. Mas, realmente eu acho um absurdo separar de acordo com a indicação de cada lixeira e, depois descobrir que todo o meu esforço é desperdiçado, sendo que o lixo será misturado sem ser, ao menos, reaproveitado", diz a acadêmica Enilda Machado do 4º semestre de Letras.

Apesar do lixo ser devidamente separado no campus, o acadêmico Sérgio Cabral do 2º semestre de Computação revela seu descontentamento com relação ao processo de conscientização na comunidade: "Talvez valorizaríamos mais a coleta seletiva se o trabalho de conscientização desenvolvesse um caráter amplo e social, porque atualmente em Alto Araguaia é difícil encontrar projetos que reciclem o lixo".

Najla Daniele Santos
Cleidimar Martins Pereira

Fiscalização Eletrônica: vai ou racha?

Aproximadamente há dois meses, foi instalado em Alto Araguaia - MT, o chamado radar eletrônico com o intuito de evitar acidentes na BR 364, esta que também á a avenida principal da cidade. Entretanto, o que seria em benefício à população está trazendo grande polêmica devido ao seu mal funcionamento e eficácia dos aparelhos.

O vereador Gustavo Melo (PP), declarou em entrevista ser contra a implantação dos radares e afirma: "Prefiro o bom e velho quebra-molas". Disse ainda que o responsável pela instalação e manutenção dos aparelhos é o DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura e Transportes).

Guilherme Lustig, estudante de Jornalismo, que passa aproximadamente seis vezes por dia pela avenida principal, achou vantajosa a implantação desse sistema: "Gostei, principalmente pela redução da quantidade de quebra-molas".

Contudo, apesar de concordar com a iniciativa da proposta dos radares, o professor universitário Thiago Cury ressalta: "O ideal seria que os radares tivessem sempre em funcionamente, pois, a cidade necessita de um controle no fluxo de veículos".


Cleidimar Martins
Larissa Forgerini
Najla Santos
Rosana Dias

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Bombeiros encontram corpo de adolescente desaparecido no mar

O corpo do jovem foi localizado na Praia de Aleluia, também na região metropolitana. Policiais militares, bombeiros e funcionários da Prefeitura de Lauro de Freitas acompanharam a remoção do corpo, que foi levado por técnicos do Instituto Médico Legal Nina Rodrigues poucos minutos depois.
De acordo com informações da Superintendência de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Stelecom), as buscas pelo corpo do garoto foram retomadas por volta das 8h30 desta segunda por mergulhadores do Grupamento Marítimo da Polícia Militar
Narciso estava no mar acompanhado de outras três pessoas, por volta das 11h de domingo, quando desapareceu. As outras três pessoas foram resgatadas por salva-vidas do local, mas o adolescente não foi encontrado.
As buscas começaram ao meio-dia de domingo com o trabalho de mergulhadores, que fizeram uma varredura num raio de 1 km de onde o grupo nadava. Eles mergulharam por três horas, mas precisaram sair porque o mar estava bastante agitado.
Narciso Lima do Nascimento era natural de Serrinha, a 173 km de Salvador, mas morava no bairro da Cidade Nova, na capital.
 

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Laudo do bonde que se acidentou em Santa Teresa mostra 23 falhas


Segundo os peritos, ele tombou por falha no sistema de freios. Laudo evidencia falta de manutenção preventiva; seis pessoas morreram

 

Foto: Site da Veja
Peritos encontraram 23 falhas no bonde que sofreu um acidente em Santa Teresa, no Centro do Rio de janeiro, em 27 de agosto. Na tragédia, seis pessoas morreram e 56 ficaram feridas.

O bonde número 10 não tinha condições de segurança para funcionar. De acordo com o ICCE, ele tombou por falha no sistema de freios, causado por falta de manutenção adequada. Os peritos analisaram o local do acidente e encontraram peças do eixo do Bonde que foram fabricadas artesanalmente. Havia ainda arames substituindo parafusos e até uma estopa usada como tampa da caixa de lubrificação.

De acordo com os peritos do ICCE, o freio mecânico de estacionamento, espécie de freio complementar que pode ser usado em emergências, foi acionado, mas não funcionou, o que indica que o motorneiro tentou frear.

No dia seguinte ao acidente o secretario de Transportes Julio Lopes chegou a insinuar que o acidente tivesse sido causado por falha do condutor do bonde.

Além de toda a precariedade outro fator influenciou o aumento da tragédia. No momento do acidente o Bonde de Santa Teresa estava superlotado. Transportava 62 pessoas, 50% a mais que a sua capacidade normal.



 

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Prefeitura de Santa Rita do Araguaia realiza pesquisa habitacional

O Governo Municipal de Santa Rita do Araguaia realizou um  recenseamento habitacional. Através do (PLHIS), nos dias 06/09 a 12/09 com a intenção de medir o déficit habitacional do municipio. "Essa pesquisa é muito importante para a população, pois através dela poderemos realizar projetos de habitação com o apoio do governo", afirmou a coordenadora da pesquisa, Mariluce Cavalcante.

Mariluce reuniu 15 acadêmicos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) para realizar a pesquisa. Para ela os universitários não tem nenhuma ligação com a política local, e o trabalho por ela desenvolvido terá um viés social.

O senso foi realizado com intuito de saber quantas famílias vivem sem moradia para que o governo do Estado libere verbas para providenciar moradia digna para cada familia desamparada.

"Essa pesquisa foi feita em todas as casas do municipio, estendendo à zona rurais como agrovila, assentamento quilambolas e 2 saltos", ressaltou a acadêmica Brenda Araujo, que participou da pesquisa como entrevistadora.