AGHATA CHRISTIE: A RAINHA DO CRIME
Agatha Christie |
Conhecida como a rainha do crime, Agatha Christie destacou com suas obras de romances policiais, e sem dúvida é uma das escritoras mais editadas e lidas em todo o mundo. Seu primeiro romance “O misterioso Caso de Styles” foi publicado em 1920. Agatha Mary Clarissa Miller, nasceu em 15 de setembro de 1890, na cidade inglesa de Torquay. Cresceu ouvindo as histórias de Conan Doyle, Edgar Allan Poe e Leroux, contadas por sua irmã mais velha, Madge.
Sua mãe incentivou a começar a escrever contos, quando um forte resfriado fez Agatha ficar alguns dias de cama. Já famosa diria que, no início, todas as suas histórias eram melancólicas e que a maioria dos personagens morria no final. Dessa forma o sucesso continuou livro após livro, com seus principais personagens Hercule Poirot, Miss Jane Marple , Tommy e Tuppence , Mr.Quinn e Satterwhaite e o detetive Parker Pine.
Em 1914 casou com o Coronel Archibald Christie, um aviador da Força Aérea britânica. Com ele, teve sua única filha, Rosalind. durante a Primeira Guerra. Agatha trabalhou como farmacêutica que lhe proporcionou, segundo consta, grandes conhecimentos sobre poções e veneno, que seriam mais tarde empregados em suas obras.
Agatha em 1930, já divorciada e considerada a “Dama da literatura de mistério” casou-se novamente com o arqueólogo Max Mallowan com quem viajou pelo oriente. Nestas viagens ela tirou inspiração para vários livros de sucesso como: Morte no Nilo, Intriga em Bagdá e outros.
Seus mais de 80 livros publicados venderam mais de 1 trilhão de cópias em todo o mundo, fazendo de Agatha Christie a maior escritora de romances policiais de todos os tempos. Agatha Christie morreu no dia 12 de Janeiro de 1976.
Nenhum comentário:
Postar um comentário